Modelo de tambor decorativo com armário

O tambor de aço foi desenvolvido para substituir os barris de madeira, logo no início do século 20 e, desde então, tornou-se um dos principais itens de armazenamento, utilizado no mundo todo e transportando os mais variados produtos, desde grãos até produtos químicos mais perigosos.

O tambor é de um material que pode ser reciclado, mas sua maior vantagem está na reutilização. Como o aço é um material muito resistente e durável, o tambor decorativo pode ser usado para diversas outras funções, sem precisar passar pela reciclagem.

publicidade:

Existe muita gente utilizando tambores de aço com muita criatividade e o mais importante antes de aplicar alguma outra utilização é conhecer a procedência do tambor, sabendo o que foi armazenado nele anteriormente.

publicidade:

tambor de armario

Basta evitar o uso de tambores que tenham sido usados para produtos químicos perigosos e, caso contrário, eles podem ser bem limpos para utilização.

Os tambores maiores estão servindo para material de decoração e uma das formas mais comuns é utilizar como mesa de apoio, como poltronas e, ultimamente como tambor decorativo armário, customizado de acordo com o gosto e o estilo do ambiente, tornando-se uma peça bastante eclética, podendo fazer parte desde ambientes mais rústicos até os mais delicados.

A única coisa necessária ao customizar um tambor decorativo como armário e o cuidado na hora de customiza-lo, para garantir a sua boa conservação.

Tambor decorativo armário de bar

Para criar um tambor decorativo armário de bar só é preciso de um bom tambor, lixa, esmalte sintético, pincel ou rolinho de espuma e pano úmido.

Normalmente, a parte de cima do tambor sempre é mais preservada e, portanto, basta limpar bem e verificar se há necessidade ou não de uma mão de tinta. Para as laterais, faça a limpeza, tirando restos de cola se houver algum adesivo, e passe uma lixa, se houver necessidade. A partir daí, basta pintar com uma boa tinta na cor que você quiser.

tambor decorativo

Pinte detalhes, se quiser, com figuras ou imagens. A decoração depende de sua criatividade.

Depois de secar a tinta, cuide do fundo que, normalmente, fica mais enferrujado. Se for assim, antes de pintar, passe uma lixa para tirar toda a ferrugem e limpe direitinho antes de passar uma boa mão de tinta.

Esse tipo de armário é bem simples, sem precisar de recortes no tambor, podendo ser usado como armário de apoio.

Tambor decorativo armário de cozinha

Como sempre há um jeito diferente de pensar num tambor decorativo para fazer um armário, você pode praticar do jeito que quiser, principalmente se tiver uma oficina nos fundos de casa, transformando o tambor num belo armário de cozinha, que poderá ser de grande utilidade para as atividades domésticas.

Existem vários modelos que podem ser feitos a partir do tambor, desde um armário para o banheiro, guardando materiais de limpeza e papeis, até armários mais chiques, que podem ser colocados como parte da decoração da sala.

tambor decorativo de armario

Em alguns modelos, certamente, você terá mais trabalho, exigindo mais de sua habilidade, principalmente porque será necessário serrar o tambor nas medidas certas para que ele seja bem aproveitado. No entanto, vale a pena, já que ter peças recicladas e feitas manualmente valoriza muito mais a decoração.

O que conta muito ao fazer peças artesanais é a personalidade que imprimimos no material escolhido, principalmente na atualidade, quando a sustentabilidade está em alta e que o reaproveitamento é tão valorizado.

Para fazer o seu armário de cozinha você pode usar um bom tambor, em excelente estado de conservação, já que servirá para guardar utensílios que exigem higiene. Por isso, é bom ter um tambor sem ferrugens, dos mais novos, que podem ser melhor trabalhados.

O tambor é uma peça muito fácil de ser trabalhada, não há grandes segredos. Claro que tudo vai depender do projeto que você tem em mente.

Vamos ver um projeto de montagem de um tambor decorativo armário de cozinha que, com criatividade, poderá se tornar um belo elemento de decoração, trazendo um visual diferente e chamando a atenção de suas visitas.

Você deve, antes, procurar um tambor de 200 litros, que tenha um bom acabamento e que não esteja enferrujado. Olhe principalmente na tampa inferior, que costuma ficar mais tempo em contato com o chão ou com umidade: a tampa precisa estar perfeita para o seu projeto de armário de cozinha.

Além do tambor, você vai precisar também de borracha para fazer o acabamento, de cola (de preferência cola rápida), de uma serra para cortar o metal, uma lixa de metal das mais grossas, tinta a óleo, o suporte para as prateleiras do armário e madeira MDF cortadas no diâmetro necessário para as prateleiras.

Como montar o armário de tambor decorativo

Primeiro, abra o tambor ou leve a um lava-jato para lavar e tirar todo o material que estiver ainda presente.

Com a serra de metal, corte na parte da frente, deixando a abertura num tamanho que ocupe dois terços, de cima até embaixo, mantendo uma parte superior e uma inferior, próximas às tampas.

Você também pode levar o tambor a uma serralheria, pedindo que façam esse trabalho para você, aliviando o trabalho. Se fizer isso, já peça também que façam o acabamento da parte serrada para não ter problemas mais tarde.

Lixe bem todo o tambor com uma lixa grossa, tirando todos os resíduos que ainda possam ter ficado e, com um rolinho, pinte na cor que escolheu, espere secar e passe outra demão de tinta.

A melhor borracha para usar é aquela parecida com a da porta de geladeira, que deverá ser colocada por dentro, para servir como almofada para o suporte das prateleiras. Cole a borracha com cola rápida, tomando o cuidado para que fique no nível.

Sobre a borracha, coloque o suporte para as prateleiras. Você irá precisar de uma madeira bem fina, que deve ser colada sobre a borracha e na parede do tambor.

Sobre esse suporte, encaixe madeira MDF na medida do tambor, já devidamente pintadas na mesma cor.

Agora, seu armário de cozinha com tambor decorativo está pronto para ser usado.

Deixe um comentário!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *